Ao ter um sistema de alarme, seja qual for, é importante que seja feita uma manutenção, para garantir o seu correto funcionamento.
Tipos de manutenção do sistema de alarme
A manutenção pode ser corretiva ou preventiva. Entenda:
- Manutenção Corretiva: consiste na suspensão do funcionamento do aparelho para corrigir ou detetar o defeito. Este processo exige dinheiro e tempo.
- Manutenção Preventiva: este tipo de manutenção consiste na prevenção de danos futuros, de forma a prolongar a vida útil do equipamento.
Qualquer das duas manutenções são importantes para a vida útil do seu sistema de alarme.
Pontos da manutenção preventiva
Vamos apresentar os pontos presentes durante a manutenção preventiva, são eles:
- A limpeza dos detetores;
- A revisão da bateria;
- A verificação da resistência da corrente de fuga;
- A inspeção das condições de chaves e comandos da central de alarme;
- O controlo do consumo em cada etapa de alarme e deteção.
Quem deve realizar a manutenção?
Seja manutenção preventiva ou corretiva, a manutenção deve ser realizada por um técnico habilitado. Só este é que está habilitado a verificar se existem problemas e a solucioná-los. Por norma, deve contactar um profissional da marca do sistema de alarme, por já estar habituado ao equipamento. Não peça a ninguém que não seja profissional da área para realizar a manutenção.
Importância da manutenção preventiva
Tal como o próprio nome indica, a manutenção preventiva, acontece antes de haver algum problema em concreto. É necessário verificar as condições do equipamento, para que quando seja necessário agir corretamente. Basta um componente estar defeituoso para o equipamento não funcionar corretamente.
Assim, a manutenção preventiva é prioritária, mas a manutenção corretiva será necessária em algum momento.
Conte com a STA-Sistemas de Segurança para a segurança do seu lar ou escritório. Trabalhamos com alarmes de intrusão e com alarmes de incêndio.