Está a planear as férias para este verão e não sabe como proteger a sua casa? Durante as férias ou em ausências mais prolongadas, é importante ter certos cuidados para manter a casa segura.
As ameaças à segurança podem até estar em certos acidentes – fugas de gás, água, ou pequenos curto-circuitos que se podem transformar em grandes problemas -, mas também em possibilidades de um assalto.
Tranque as portas e janelas
Esta é uma dica óbvia, mas é importante não descurar. Antes de sair, seja de férias ou por períodos mais curtos de tempo, tranque as portas e janelas.
Mas, se possível, mantenha as persianas ligeiramente abertas. Janelas completamente fechadas transmitem uma ideia de casa desabitada.
Desligue os equipamentos da tomada
Lembre-se que, antes de ir de férias, não deve apenas tirar os aparelhos do stand by, mas sim desligá-los da tomada. Por questões de eficiência energética e para evitar sobrecargas de energia.
Pode mesmo desligar determinados circuitos do quadro elétrico e garantir que não há circulação de energia em certas áreas da casa.
Desligue a água e o gás
Desligue a alimentação da água e do gás de modo a evitar e proteger a casa de fugas e situações mais graves como uma inundação ou um incêndio.
Invista num sistema de alarme
Considere o investimento num sistema de segurança com alarme, ligação à segurança e à polícia, detetor de movimentos, câmara e alarme sonoro. As possibilidades hoje em dia são vastas, mas investir num sistema de segurança com alarme ligado a uma central durante 24 horas, que avise a polícia em caso de ocorrência, pode ajudar a evitar despesas volumosas, em caso de assalto.
Consiga já o seu alarme de intrusão da STA -Sistemas de Segurança. Os sistemas de alarme STA sem fios recorrem à tecnologia de rádio frequência num protocolo próprio com criptografia AES de alta segurança. Assim, permite uma instalação sem fios, sem necessidade de grandes obras no imóvel.
Adquira sensores de luz automáticos
Se possível, assegure que a iluminação exterior durante a noite está ligada. Por exemplo, ter algum ponto de luz externa e outro interno com temporizador automático reduz o risco de roubo.
Esta opção permite que a casa se mantenha iluminada, mesmo de noite. Assim, dando a parecer que a casa está habitada, mesmo quando está ausente.
Limite as publicações nas redes sociais
Na Era da partilha de informação, é difícil resistir a publicar nas redes sociais uma fotografia do local onde está de férias. Dar a entender que está de férias é, muitas vezes, inevitável, mas pode ser prejudicial revelar quantos dias estará fora e se está ou não num destino longínquo.
O melhor é não partilhar os planos de viagem ou fotografias que comprovem que está longe de casa, pois estas informações são o suficiente para abrir espaço aos assaltos.