Crianças Sozinhas em Casa: Dicas e Conselhos
Deixas crianças sozinhas em casa é realmente desafiador, mas para estar mais tranquilo deve preparar as suas crianças para este momento.

Deixas crianças sozinhas em casa é realmente desafiador, mas para estar mais tranquilo deve preparar as suas crianças para este momento.

Regras para deixar as crianças sozinhas em casa

Desde da tenra idade devem ser incutidos alguns hábitos de segurança. A segurança infantil é uma responsabilidade dos pais e dos educados, estes devem ensinar desde cedo ás crianças a preservar a sua integridade, mesmo quando estão em casa.

Os perigos podem existir mesmo sem sair de casa e são inúmeros. Estes perigos aumentam quando as crianças estão sozinhas em casa, quer seja por uns minutos ou por umas horas. Para atenuar esses perigos devem ser ensinados às crianças alguns procedimentos de segurança tanto para a criança como para toda a família.

Vamos agora então a 5 regras para deixar as crianças sozinhas em casa, atente:

  • Se o telefone tocar a criança não deve atender, mas caso o faça nunca deverá dizer que está sozinha em casa ou dar outra informação que comprometa a sua segurança. Caso a pessoa do outro lado peça para falar com os pais, o que a criança deve dizer é que no momento não pode atender. Caso a criança já tenha o seu próprio telefone deve combinar com ela que será este o meio que usará para contactá-los e não o telefone fixo.
  • A Internet é um meio a que deve estar particularmente atento. Ensine o seu filho a navegar em segurança e a ter alguns cuidados, especialmente no que diz respeito às redes sociais.
  • Uma das regras mais cliché é: nunca abrir porta a pessoas estranhas. Se a criança está sozinha em casa e a campainha tocar o melhor a fazer é nem sequer responder.
  • Uma situação bastante comum, mas também perigosa é saber abrir a porta de casa. Opte por uma fechadura mais complexa de abrir. Se o seu filho fica por vezes sozinho em casa, deve ensiná-lo a manter a porta de entrada fechada à chave, sendo fulcral que a consiga abrir em caso de necessidade. Certifique-se que a criança tranca e destranca a porta sem dificuldade, uma vez que isso poderá ser determinante para a sua segurança.
  • Os contactos de emergência são essenciais. Deve ensinar ao seu filho os números de segurança, como o da polícia e dos bombeiros. Estes contactos devem estar num sitio de fácil acesso como no frigorifico ou até mesmo gravado no telefone fixo.

A segurança infantil é algo que todos os pais devem estar atentos. Por isso, se forem de uma idade muito jovem evite deixar crianças sozinhas em casa. Mas é de ressaltar que deve ensinar estas regras de segurança aos seus filhos. Veja como pode proteger a sua casa no nosso site.

Pedido de

Informações

Orçamento

> > só atuamos na zona do Algarve <<