Uma casa segura é essencial para evitar medo e desconforte no seu próprio abrigo. A STA – Serviços de Segurança, empresa de referência na área da segurança eletrónica e serviços técnicos, apostando sempre na utilização dos equipamentos e tecnologias mais recentes, apresentar-lhe-á dicas para manter a sua casa segura.
1. Instale um sistema de alarme
A instalação de um sistema de alarme, quando o assunto é segurança, é uma forma passiva de manter a sua casa segura. Com tantos modelos, é possível escolher um que atenda somente as necessidades básicas ou mais complexas.
Colocar câmaras na calçada ou apontadas para as portas de entrada, por exemplo, é uma forma de registar movimentações em frente ao seu imóvel, evitando possíveis invasões e, dessa forma, contactar a polícia.
Atualmente, os sistemas de câmaras de vigilância podem ser facilmente acessados por dispositivos móveis. Ou seja, consegue observar a sua residência de qualquer lugar e em tempo real. Consta também com a opção de alarmes à sua medida e botão SOS para completar o seu sistema e elevá-lo à sua máxima capacidade.
2. Coloque uma boa iluminação no exterior
Uma boa iluminação na parte externa pode impedir a tentativa de roubo, pois além de passar segurança para quem está na rua chegando à residência, as luzes também possibilitam que tudo possa ser visto com clareza à noite, sem criar pontos de escuridão que serviriam como esconderijos.
Ao colocar lâmpadas, foque na parte da frente da residência, mas não se esqueça das laterais e nem do fundo.
3. Inclua timers ou sensores
Esta dica ajuda-o a economizar a energia das luzes para deixar a sua casa segura. Para não deixar as lâmpadas ligadas a noite toda, estes aparelhos são acoplados no sistema de iluminação e, quando alguém passa pela rua ou está no terreno da sua residência, elas acendem automaticamente.
Isso possibilita que saiba o exato momento em que alguém está se aproximando do seu imóvel e deixe um sinal de alerta.
4. Opte por fechaduras de aço inoxidável
Ao contrário de instalar fechaduras eletrónicas, opte por fechaduras tradicionais, mas de aço inoxidável de três a nove travas.
Mesmo sendo mais práticas, as fechaduras eletrónicas podem ser arrombadas com maior facilidade devido à sensibilidade do produto. Assim, opte por fechaduras de aço inoxidável, mais complicadas de serem arrombadas.
5. Analise a vulnerabilidade das suas janelas
As janelas podem ser o principal ponto de violação no momento de uma invasão. Para quem possui janelas de correr, um pedaço de madeira trava este movimento e oferece mais segurança para a casa.
Se possível, quando não estiver em casa, deixe as cortinas fechadas para evitar muita exposição do interior da sua casa. Nas janelas que dão para a rua, o ideal é que os vidros sejam laminados, assim, na tentativa de serem partidas, apenas trincam e não despedaçam.
6. Não deixe a sua casa sem movimentação
Casas com pouca movimentação são alvos de invasões, pois imaginam não haver ninguém no imóvel. Sempre que possível, acenda uma luz, saia para a rua, varra a calçada, deixe o cão de estimação passear pela garagem. Todas estas escolhas ajudam a parecer uma casa movimentada.
No caso do período de férias, não deixe a casa totalmente abandonada,procure uma pessoa, de preferência que more perto, para fazer o recolhimento das correspondências, acender uma luz à noite e conferir se tudo está bem.
Com um sistema de alarme e câmaras de vigilância, estará sempre de olho na sua casa, mesmo que longe. Conte com a equipa STA – Serviços de Segurança para cuidar da sua casa à distância.