Muitas vezes vemos nas notícias situações relacionadas com incêndios em empresas e também em construções habitacionais.
São normalmente situações trágicas. Felizmente, muitas vezes não se perdem vidas humanas, mas perdem-se muitos bens materiais e quando estes acidentes se verificam em empresas, perde-se a total capacidade produtiva, levando normalmente à extinção da empresa, com todos os impactos económicos e sociais adjacentes.
A realidade é que estes problemas, podem através da tecnologia disponível atualmente ser controlados e minimizados, através de sistemas que permitam uma rápida intervenção, limitando potenciais problemas maiores.
Os focos de incêndio podem acontecer em empresas, hospitais, faculdades ou em qualquer outro lugar que costume receber aglomerados de pessoas, mas também em fábricas, armazém e similares que funcionem com sistemas automatizados e eléctricos.
Um sistema de alarme de incêndio terá sem dúvida uma importante tarefa na prevenção e deteção numa fase inicial do incidente no combater às chamas. As empresas monitorizadas com este tipo de equipamento, conseguem de forma mais eficaz prever e atuar perante a incidência de um incêndio, ajudando a salvar os ativos materiais e principalmente, a salvar vidas humanas.
Além dos risco para a vida de pessoas, não ter um sistema de combate ao incêndio pode levar à perda de capacidade produtiva, lucros financeiros, processos criminais, etc.
Vantagens do Alarme de Incêndio
Podemos considerar que a principal vantagem em ter um Sistema de Alarme de Deteção de Incêndios é a preservação das vidas humanas. Na medida em que assim que o sistema seja acionado, todas as pessoas deverão ser direcionadas e evacuadas do local o mais rápido possível. Em paralelo com o local vazio, é mais fácil a intervenção do combate ao fogo.
O sistema tem assim uma dupla intervenção: preservação das vidas e ajuda na defesa de bens materiais, dando importantes informações por exemplo de qual o local onde foi iniciado o incêndio, permitindo colocar em prática ações de combate ao fogo limitando que as chamas se espalhem. Os mecanismos de prevenção, são um forte aliado no combate ao fogo ajudando à sua extinção, muitas vezes antes mesmo da chegada do corpo de bombeiros.
2 Tipos de Sistemas de Incêndio
1. Sistema de Incêndio Convencional
Este alarme de incêndio tem uma central e vários circuitos de deteção (zonas).
Cada circuito de deteção, cobre uma área específica. Se for acionado o alarme, este informará através da informação fornecida pelo respetivo grupo de detetores de qual a área com problemas.
O sistema é normalmente separado por diferentes elementos de deteção e alarme. São colocados em uma ou mais áreas detetores automáticos (fumos, térmicos, outros) e em outras apenas botões de alarme. Quanto os circuitos de alarme (sirenes) estes podem ser agrupados por zonas, que estão associados aos circuitos de deteção, com o objetivo de obter uma cobertura de todas as zonas do edifício em caso da necessária evacuação geral do mesmo.
2. Sistema de Incêndio Endereçável
O sistema é normalmente separado por diferentes elementos de Este sistema de incêndio é mais sofisticado e eficaz do que o sistema de incêndio convencional.
Através do seu software e hardware, permite uma programação de funções ajustadas às necessidades de cada situação individual, praticamente detetor a detetor. Desta forma em caso de princípio de incêndio ou incêndio, consegue-se obter uma melhor eficiência de informação, maximizando a eficácia e rapidez de intervenção.
A STA – Empresa Certificada em Sistemas de Deteção de Incêndio
A STA – Empresa Certificada é uma empresa registada para comercialização, instalação e manutenção de sistemas de deteção automáticos de incêndio.
Assegura nos seus serviços:
- Instalação do sistema de incêndio;
- Manutenção anual ao sistema de incêndio;
- Alerta de inconformidades;
- Assistência técnica especializada.